Quando fazer sexo?

A resposta é tão simples: sempre que você quiser!

Mas como explicar isso para adolescentes? Complicado? Pra mim sempre foi simples entender que sexo é a melhor coisa do mundo, que deve ser feito com quem você quiser, desde que exista responsabilidade de usar camisinha e ir a@ médic@. Mas será que estou certa em falar isso pra adolescentes de 12, 13 ou 14 anos de idade?

Sei que, por falar isso, sou a professora gente fina, moderninha e amiga, que muit@s pais e mães se sentem incomodad@s com esse tipo de informação e não gostam de adult@s que falam sobre isso com su@s filh@s. Mas queria explicar a@s minh@s alun@s que o corpo precisa ser respeitado de outras formas que não são o famoso “se dar ao respeito” que muit@s adult@s falam. Respeitar seu corpo e o corpo de terceir@s é fazer só o que deseja e com quem deseja, se dar o direito de esperar seu tempo e o tempo d@ outr@ para fazer sexo, na idade, no momento e com quem você desejar. Acho tão saudável @ adolescente que decide isso “cedo” (de acordo com outr@s adult@s) quanto @ adolescente que decide isso “tarde” (de acordo com algum@s amig@s que já começaram sua vida sexual). O corpo é seu, não é namorad@ pressionando, amig@s que já fizeram sexo e te consideram atrasad@ por ser virgem, nem familiares que acham que você tá nov@ demais pra fazer sexo e muito menos religiões que decidem por você o seu momento!

Acho que tod@ adolescente deve saber que, enquanto houver dúvida, não é momento de fazer sexo. E muitas das dúvidas podem ser resolvidas com a conversa com uma pessoa que possa te ajudar a se entender. As vezes é uma insegurança com o seu corpo, medo de engravidar, dúvida sobre como usar preservativos. Se todas essas dúvidas estão esclarecidas mas, mesmo assim, você ainda tem medo de fazer sexo, é porque não é o momento. Quando for acontecer, será natural, não será feito num momento de medo e insegurança.

Falar de sexo com adolescentes é complexo, é difícil saber até que ponto eles desejam saber sobre, mas acho que toda dúvida deve ser esclarecida sempre que aparecer no grupo, sem medo de estar passando dos limites. Fazer sexo é maravilhoso, seja com @ namorad@, com um@ ficante, na adolescência, na idade adulta, antes e depois do casamento. Desde que seja quando queremos, como queremos e com quem queremos. Porque falaria diferente a@s minh@s alun@s adolescentes?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>