Robin

*cuidado: esse post pode conter spoilers*

O seriado How I Met Your Mother tem uma personagem com quem eu me identifico, a Robin. Uma mulher que corre atrás de sua carreira, colocando-a em frente de planos como filh@s e casamento. O interessante é ver como ela se opõe a outra protagonista do seriado, Lilly. Enquanto temos dois homens que sonham com casamento e filh@s para um homem que não quer saber de relacionamento sério, só curtição, temos uma mulher de cada tipo. Ou seja, temos mais homens “família” no seriado que mulheres “família”.

Barney e Robin

Barney e Robin – Fonte IMDB

Outro fato interessante é ver que, enquanto a situação do personagem Barney é um chiste, Robin é vista de forma séria. Inclusive em um episódio da sétima temporada, ela descobre que realmente não pode ter filh@s e começa a se questionar qual diferença entre não querer e não poder. (Mas isso é um outro assunto, qualquer impossibilidade de escolha nos incomoda.)

Mas o que mais faz eu me identificar com ela é o fato dela priorizar sua profissão, sempre senti falta de ver personagens que não se derretem por anéis de noivado. Que não querem mesmo ter filh@s e que desistem de um relacionamento amoroso com alguém como o Ted pois sabe que ele vai se magoar com ela por ela querer só curtir a relação, sem planos e sem pressão. Também foi surpreendente quando ela desistiu do namoro com o Barney pois viu o quanto estava frustrada e como ela se transformou em alguém infeliz e mau humorada, graças a estar sufocada no relacionamento.

E gostos dela por bebidas, esportes e armas a faz uma bela contradição ambulante, como eu. Não, eu não gosto de esportes ou armas. Mas sou entusiasta de lutas e acho que rotular coisas como “de mulheres” ou “de homens” ridículo, no seriado vemos a Robin e o Ted como opostos, ela é bruta e ele delicado. Mas, sua contradição é sua aparência inicialmente delicada com sua personalidade forte. Como acontece comigo, aparento o que não sou realmente.

Porque falar dela? Decidi falar de uma das poucas personagens mulheres que admiro (além dela, também admiro a Olivia Benson do Law & Order SVU) nos seriados americanos. Acho que deveria existir mais personagens femininas desse estilo nos seriados de TV americana, nas novelas brasileiras e nos filmes. Sinto muita falta de enxergar menos generalização na personalidade feminina. É por isso que ando tão entusiasmada com a novela das 6h, Lado a Lado, que está mostrando mulheres diferentes do tipinho de sempre, mas esse é assunto pra outro post. Por hoje recomendo que assistam How I Met Your Mother e vejam que, apesar de algumas falhas que eu enxergo, é um seriado bem estruturado e que não mantém um clichê de homens sempre fogem de casamentos e mulheres sempre se desesperam por um anel de noivado. A prova disso é o protagonista ser um homem que passa sua juventude toda em busca de uma futura esposa e mãe para seus filh@s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Robin

  1. Estou na sexta temporada, adoro a série e meus personagens preferidos são o Barney e a Robin. Gostei muito do episódio do “homem nu na sala” achei mega biscate e uma delícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *