Ah, essxs lindxs…viva xs convidadxs! (2)

E xs convidadxs que viraram fixxs!

#BiscateConvidadx #2anosBiscateSC

Minha maior alegria nesses dois anos do clubinho é ver gente que estava por aí se reconhecer biscate ao se deparar conosco. Minha segunda maior alegria é transformar essxs que agora se sabem biscates em escreventes convidadxs. E a terceira maior alegria é ver esses escreventes convidadxs se transformarem em biscas escreventes fixxs.

Muitxs não aceitaram a responsa de escrever por aqui a cada quinze ou trinta dias e preferiram mandar seus textos conformem fossem saindo ou respondendo a convites especiais. Alguns aceitaram e estão aí há tanto tempo ou tão organicamente inseridos que parece estarem desde sempre. Tem a Renata Lins, que começou fazendo um lindo obituário do Wando quando de sua morte, em fevereiro de 2012, e nunca mais parou, pegou o touro pelo chifre e teve tanta-tanta-tanta gente que se reconheceu biscate através dela que não há mais como dissociá-la de nós. *\o/*

A Charô Lastra chegou para apresentar a lindeza e biscatice de Josephine Baker, numa quinta cultural antes mesmo de completarmos um mês de vida, e ficou escrevente fixa, depois aleatória, de novo fixa e aleatória novamente, e sua presença é tão linda e iluminada que sua cadeira na Academia Biscate está garantida pra sempre, e torcemos fervorosamente para que ela a ocupe pelo menos de vez em quando para matar nossa saudade. ♥

A Jeane Melo chegou até nós como escrevente convidada em junho de 2012, com essa carroça já andando, com seu texto facinho e cheio de poesia, dúvidas e ousadia. E não é que ela se acomodou direitinho junto com as demais abóboras e virou escrevente fixa? Ah, ela chegou toda apaixonada, ainda em dúvida se amor combinava com a biscatagi, mas já desaforada. 😉

O Toni Miotto já é macaco velho na biscatice, nos acompanha e se reconhece biscate desde o primeiro dia, mas chegou oficialmente ao blog com seu registro fotográfico da Marcha das Vadias São Paulo de 2013. E gostou tanto de ver suas fotinhas aqui que foi oferecendo generosamente outros registros, com seu olhar e sensibilidade ímpar com a dor e o sofrimento humanos, até que o convidamos para fazer isso sempre. E ele ficou. Ê!!!

Esse post era para falar dxs Biscates Convidadxs, mas achei que tinha de fazer esse registro. Primeiro para dizer… Tu aí que colabora de vez em quando nesse clubinho, e gosta muito: estamos vendo tudo e querendo mais — sempre queremos mais — e qualquer dia pode pintar um convite mais formal… Então… Talvez seja o caso de nem esperar o convite… Se oferece logo, vai?! 😛

Ano passado, no aniversário de um ano, fiz um post parecidinho com esse, cheio de depoimentos lindos — que depois viraram banners mais lindos ainda lá no facebook –. Então, seguem aí outros depoimentos tão lindos quanto aqueles, que mais tarde virarão banners.

cris charãoCris Charão“Quando me olhei neste espelho, me vi. Hoje, falo assim, de boca cheia, escancarada, lambuzada: sou biscate. E ando em ótima companhia. Longa vida à biscatagem!”

andréaAndréa Moraes“Quando eu era pequena minha avó morava comigo. Eu aprendi a ser biscate com a minha avó. Quando eu ficava decepcionada com alguma coisa, ela sempre dizia: Não fique triste assim! Você tem muita sorte. Pra minha vó era assim: eu tinha sorte e o mundo era melhor por isso. Tinha sorte porque podia estudar, tinha sorte porque não era obrigada a casar, tinha sorte porque podia escolher com quem namorar e que roupa usar. E foi assim que eu aprendi que era a vida. Depois vovó morreu, eu cresci, vi que as coisas não eram assim tão simples. A minha sorte não era um prêmio, a minha sorte dependia de tantas lutas e histórias que vieram antes de mim e mais do que isso, a minha sorte depende da crença de que não só eu, mas todas as mulheres merecem sorte. Que a boa fortuna venha pra todas e que esse mundo possa ser mais biscate.”

marianaMariana Rodrigues“Dois anos de biscatice livre e prazeirosa e também dois anos de biscatice engajada e comprometida! Muito bom ser a Biscate Sapatão (ou seria a Sapatão Biscate?) para participar e acompanhar de perto toda essa produção sobre os temas da nossa vida: saúde, amor, trabalho, visibilidade, autonomia, sapatonices, filhos, perdas, saudades, politica… Enfim, dois anos deliciosos com toda a nossa história contada, produzida, relatada, inventada e compartilhada por nós, Biscates para Biscates do mundo! Que venham todos os (muitos) outros anos cheios de biscatice autônoma, livre e engajada!”

bárbara guimarãesBárbara Guimarães“Lembro quando o Biscate foi criado. E eu impliquei, é claro. Se não implicasse não seria eu. ‘Ah, mas biscate tem uma conotação negativa irremediável!’ Eu estava errada. Que bom. Hoje vejo o Biscate como um espaço fundamental. Nosso. De todo e qualquer um que tenha o que dizer para ajudar nesse longo processo de compreender e abraçar o feminino – o que inclui lutar contra as coisas que o sufocam ou oprimem. Parabéns, biscates corajosas!!!”

eversonEverson Fernandes — “Foi conhecendo o Biscate Social Clube, as biscas e os biscas, que eu aprendi a me desconstruir. Aos poucos, todos os dias. Essa biscatagem eximida da culpa de outrora. De gente que se oferece, que deseja, que beija e se deixa desejar. De gente viva, gente delícia. Gente biscate.”

E a biscaiada se agita e responde rapidinho aos apelos… Mais! Mais! Assim…

clara (2)Clara Gurgel
Biscate. Bi. Pan. Pa pum!
Bis…coito. Molha. Com um, com oito.
Bisca, pisca, trisca, pode, fode.
Bisca mor. Morde, assopra, de prima, de salto,
de quatro, no ato.
Biscate. Capte-me mas não adapte-me. Camaleôo.
Bisca…radamente desavergonhada, assume, assanha a sanha.
Bisca, zen, sem, com, dentro, fora, tudo ao mesmo tempo agora.
Bis…cato. De cá. De lá. De lado. De novo.
Biscate. Aranha que arranha a jarra, a vara, a cara.
Bisca…anátema, santa, profana, profícua.
Bisca, busca, lusca-fusca, ofusca
Bis…cate! Cate mas não mastigue. Engula, a gula
Peça bis… Biscate!

cl_romanoClaudio Luiz — “Quando conheci Luciana – Niara – Renata e passei a ler o Biscate fiz um up grade nos meus pontos de vista sobre a luta feminina, sobre pessoas, sobre liberdade de escolhas, sobre sexo. Depois, quando a Luciana me convidou a escolher algumas imagens que entrariam nas postagem de domingo, mais um ponto acima. O que seria interessante para elas? Quais imagens estariam mais de acordo com o site? Não acho mais que uma imagem diga mais que mil palavras, mas tenho claro que eles podem dizer muito (independe do número de palavras para traduzi-las. Sou mais de imagem do que de letras). E treinar o olhar, tentar ver todas as nuances expostas na imagem é um exercício para ser menos preconceituoso e consequentemente, mais atento a pessoas.”

deborah sá

Deborah Sá
“Jardim de delícias
Toda malícia
Biscate
Social
Clube
Colore tons de lume
Tão logo assume
A incandescência
De toda concupiscência”

Foi Biscate Convidadx e seu depoimento não está aqui? Ainda dá tempo. 😉

já que estamos rememorando... esse foi o banner do primeiro aniversário biscate :)

já que estamos rememorando… esse foi o banner do primeiro aniversário biscate :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “Ah, essxs lindxs…viva xs convidadxs! (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *