Canção lenta para o equinócio de outono

snoopy outono

É primavera no hemisfério norte, é outono aqui. Já é quase abril, o mês que abre. Um começo com cara de começo. Com cara de novo como poucos. Um começo de vento fresco.

É, sei, o mar não tá pra peixe.
Mas é assim que tô sentindo, fazer o quê.

Lembro de “Setembro”, daquela época em que o Woody queria ser Bergman. Um Bergman um pouco mais light. Um pouco menos sueco. Um pouco mais judeu, vai. Adorava a fase Bergman do Woody. Outono lá. se fosse aqui, seria Abril.

Setembro é um filme de cores de outono. Marrons. Ocres. Amarelos. Folhas secas. Roupas, casacos: todo o outono expresso nas cores. Sentimentos de outono. Outono da vida. Adoro. Lembranças de deitar em folhas secas: meu primeiro outono no hemisfério norte. Marcelo e eu encantados com o tapete de outono. Vontades de chá. De cachecóis. Talvez de um quadradinho de chocolate. Gostos de outono.

E, claro, Sonata de Outono. Bergman-Bergman. Liv Ullmann, Ingrid Bergman. Portentosas. Gigantes. Fantásticas. Confrontos. Mágoas. Dores reviradas. Tiradas do baú. Trilha sonora: piano. Gritos. Lágrimas. Securas. Há tanto tempo vi mas ainda mora em mim.

Les feuilles mortes se ramassent à la pelle.
Tu vois, je n’ai pas oublié.

Ivo Livi, o Yves Montand, tão lindo. Cantando tão lindo. E isso também é lembrança: eu vi o Yves Montand cantando isso. No Maracanãzinho. Foi no século passado. Foi épico. Que bom que eu pude estar lá com ele. (ah, Piaf…. você mandava bem…).

MontandPiaf

Yves Montand e Edith Piaf

Uma pitada de melancolia. Duas doses de lembranças. Uma mesa de bar, como não. Talvez um violão dedilhado. Um olhar ao longe, perdido. Uma alma aberta, sem saber direito pra quê. Uma vontade de ir, sem saber direito pra onde. Uns cílios. Um cigarro entre os dedos. A fumaça subindo. Laranjas, ocres, castanhos, dourados. Um caderno sem pauta, uma caneta de pena.

Enfim, outono. Há tanto tempo que eu tava te esperando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *