Shonda Rimes

Por Renata Côrrea

Shonda Rhimes

Shonda Rhimes

Shonda Rimes é uma showrunner e produtora executiva de séries americanas. Ela é uma das mais poderosas figuras do show business americano, criando histórias icônicas da dramaturgia da tv aberta na gringa. Sua série principal, Grey’s Anatomy já está na 11ª temporada é um dos shows mais bem sucedidos da história. Chegar nesse nível na carreira sendo mulher numa indústria muito machista já seria admirável. Mas além de mulher, Shonda Rimes é negra e gorda. Mas o que tem isso, Renata? E daí ser mulher, negra e gorda?

Elenco de How to Get Away With Murder

Elenco de How to Get Away With Murder

E daí que nas séries com o dedo de Shonda Rimes mulheres são as protagonistas. É delas a voz. E daí que nas séries onde Shonda Rimes coloca a mão, mulheres negras e não-brancas (latinas, asiáticas) e mulheres gordas, lésbicas e com deficiências físicas possuem um protagonismo inédito, vida sexual ativa, sensualidade, talento, conflito, contradições. Basicamente profundidade e um arco dramático completo.

Protagonista de Scandal

Protagonista de Scandal

Enquanto na dramaturgia o “normal” é que os donos da histórias sejam homens ou, com restrições, mulheres brancas, e os outros corpos sejam relegados a posições completamente secundárias e subalternas, Shondinha muda as regras do jogo, faz dramaturgia de primeira que mobiliza milhões de pessoas na frente da telinha com corpos tradicionalmente relegados ao segundo plano.

Naomi Bennett (Audra McDonald) e Sam Bennet (Taye Digs): personagens centrais em Private Practice

Naomi Bennett (Audra McDonald) e Sam Bennet (Taye Digs): personagens centrais em Private Practice

Isso só confirma a necessidade da indústria audiovisual ter mais mais mulheres em posições de poder, que possam decidir as histórias que serão contadas. Precisamos ter a caneta na mão: seja para criar as narrativas ou assinar os cheques que pagam por elas.

Personagens Centrais de Grey's Anatomy

Personagens Centrais de Grey’s Anatomy

Personagens Centrais de Grey's Anatomy

Personagens Centrais de Grey’s Anatomy

renata corrêa* Renata Corrêa é uma tijucana exilada em São Paulo, fotógrafa sem câmera, desenhista desistente, roterista praticante e feminista. Já fez livro pela internet, casou pela internet, fez amigos pela internet, compras pela internet, mas agora tá preferindo viver um pouquinho mais offline. Saiba mais dela no seu blog ou no seu tuíter @letrapreta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “Shonda Rimes

  1. Pingback: Nem Mais Nem Menos | Biscate Social ClubBiscate Social Club

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *