Das pessoas que passam pela nossa vida

Não acredito que nada seja perene, pra sempre ou eterno… talvez nem enquanto dure (desculpa, Vinícius). E assim também não é com as pessoas. Elas passam… no mínimo, todo mundo vai morrer um dia, inclusive nós mesmos. O mais importante, acho, é contudo o que eles deixam na nossa vida.

Paula Rego Flying Children

Paula Rego – Crianças Voando

Experiências, boas ou más. Experiências, dóceis ou abruptas; contínuas, interrompidas, frequentes. Experiências… sim, elas deixam experiências. Cada pessoa que passa em nossa vida, por mais singular que seja, as vezes quase imperceptível, as vezes como um turbilhão e as vezes como mar calmo em dia de muito vento, são experiências a serem aproveitadas, conhecidas, reconhecidas e elaboradas.

Boas ou más, experiências são oportunidade de autoconhecimento. Nada automático, tampouco cartesiano… não há uma relação binária ou mesmo linear entre uma experiência e um aprendizado, muito menos há uma relação temporal, mas o conhecimento de si vem… se vem!

E é bom… conhecer(se) é bom, a gente gosta e goza! E pra quem é biscate, quanto mais gente, melhor! Porque mais gente é mais oportunidade e gente é outra alegria!

São dessas coisas a vida… deixar as pessoas passarem… permitir, sobretudo, que elas permaneçam, pelo tempo que quiserem, como quiserem, enquanto for bom pra gente também. É sempre um também… vida sem também é uma vida sem experiências, é uma vida em que o conhecer-se não se resolve.

Como como diria o poeta, passar por essa vida é se dar, é chorar, é amar, é sofrer, porque, por incrível que possa parecer, esse é um dos caminhos de satisfação, de ser feliz… se sofrer, na vida, é um compasso de autoconhecimento, sofrer é também um passo de sublimação, de epifania… sofrer é parte do processo de amar, de se amar… Porque passar por pessoas, viver pessoas e se conhecer com essas pessoas é um ato de se amar…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *