Das inconstâncias

Comigo é assim: nem sempre é, ou não é mesmo, ou é assim sendo, ou simplesmente é, mas sem ser. Não tem constância, receita, medida ou prumo. Vontade, pode até ser, mas até nela as inconstâncias comparecem.

19087_10153367146436042_3046996279528611633_n

Dali – The Ship

Das piores metáforas para a vida, pelo simples fato de nenhuma ser suficientemente boa, a da navegação talvez seja a que mais me agrade. Inconstante por si só, navegar traz em si um explorar-se, um dar-se ao próprio acaso… um ver o que rola.

Navegar-se. Navegar a si mesmo é, talvez a nossa melhor odisseia. Despretensiosa, objetiva, interessada, descompromissada, preguiçosa, astuta, navegar em si é entender as próprias amarras, é descobrir cada nó que nos segura e cada um daqueles que desatam as nossas velas…

Navegar-se, nas inconstâncias da vontade, nas malemolência do desejo é um convite a explora-se… a desatar-se de nós… a desancorar-se de águas calmas. E sim, são estalos… assim como geme um barco que naufraga, gemem (de gozo, dor, êxtase, ou que quer que seja)  os nosso sentidos em cada exploração.

Explorar-se é entregar-se ao mar de vontades, é naufragar-se em medos, é emergir-se deles, é dar-se às próprias inconstâncias, não para transformá-las em constâncias… viver não é calmaria, mas para aprender a navegar-se em quaisquer águas.

E em navegar-se, em explorar-se, em viver-se das próprias inconstâncias, aprender a desatar os nós, a naufragar os próprios navios, a nadar no desconhecido de si… E é isso. O processo de viver, de se viver é também o de compreender os naufragares… É navegar-se, naufragar-se e emergir-se em todos os explorar-se, sem ordens, regras, ou modelos…

Não é só, mas é intimamente solitário. Não é inaudito, mas é inexprimível pelas formas de comunicação. Não é apático, ao contrário, revela os sentimentos das nossas inconstâncias. Navegar-se é isso, viver das próprias inconstâncias, ou tentar…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *