Das réguas de que não preciso

Por Deborah Sá*, Biscate Convidada

Em um clínico geral do SUS…

Residente – Só exame de rotina mesmo?
Eu: – É, eu faço uma vez por ano, tudo, pode pedir tudo de sangue, os de praxe ginecológicos, etc. Quero um oftalmogista também, faz uns sete anos que não vou em um.
Residente: – Hum, estou vendo aqui na sua ficha que você é vegetariana, você tomava B12, não é?
Eu – Sim, continuo tomando e eu ainda sou vegana Emoticon smile
Residente: – Sente ali, por favor

Após medir pressão, sentir o estetoscópio nas costas, língua para fora, luz nos olhos e etc.

Residente:- Sua pressão está doze por oito
Eu:- É…eu não sei o que isso significa
Residente: – Está normal, aparentemente está tudo normal.
Eu: – Ah, que bom.

Médico, entra na sala: – E está tudo bem?
Residente: – Está tudo bem.
Médico: – Já fez pesagem? Seria interessante
Residente: – Ah, não, tire o sapato por favor. Ali, incline a cabeça e…88 quilos, um metro e sessenta e oito.
Médico: – O IMC, faz o cálculo do IMC
Residente:…Então, você está no nível da obesidade, precisa perder uns dez quilos

Eu: – ¯\_(ツ)_/¯
Residente: – Você tem que continuar sua dieta e…
Eu: – Eu sou vegetariana há oito anos, eu já era gordinha antes, eu continuo gorda depois. Ouço isso, que eu tenho que perder dez quilos desde que eu tinha sete anos. Eu subo escada, eu estou vivendo bem, minha alimentação é ótima, meus exames estão sempre tudo bem, eu estou bem.

Depois que saí do consultório, os panfletários da Herbalife ofereceram seus “santinhos”. Diacho! Não é a toa que as mulheres ao meu redor estão todas tentando emagrecer. Nunca estive tão gorda e tão feliz com o espelho… mano, até mais bonita me sinto. Ao mesmo tempo é esquisito ter de endurecer com isso, ter que me impor com isso. Pelos meus cálculos, faz 22 anos que ouço esse discursinho, que eu estou gorda, que eu preciso perder peso, que eu devo diminuir as porções, fazer mais exercício. Só que 1) Gosto mesmo de comer, repetir até, se der vontade, faço por onde e que mal há nisso, cacete? Mulheres que comem por prazer são ~pecadoras~, mais uma vez, aos homens toda a pulsão e para as mulheres, todo o freio nesse raio de mundo 2) Não tenho projeto de ser atleta, mas assim que sobrar um dinheirinho, vou me inscrever em um curso de dança porque adoro dançar.

Eu poderia ter respondido os médicos: * Dançado Anaconda * Dançado Bootylicious *Mostrado um nude.

Mas preferi fazer a gorda orgulhosa e sair do consultório sendo educada sem pedir desculpas, sem me chamar de preguiçosa ou sem-vergonha (já acompanhei mulheres que dizem isso para médicos, eu mesma já disse, quando mais nova). Migas, tá foda, é foda, não tem um único dia que eu não ligo a TV, convivo com outras mulheres, vejo vitrines, ou bancas de jornal que o tal emagrecimento não seja gritado aos sete ventos. Até nas prateleiras de livros da minha casa as dietas estão lá de soslaio (os livros não são meus). Todas as mulheres da minha família são grandes e ou gordas, faz parte do que eu sou, eu ocupo espaço, chamo atenção, só que agora estou aproveitando isso, usando uns colarzão mesmo, uns dourados, pintando o cabelo de vermelho, só que né, eu fico chateada pelo discurso médico não avançar nesse sentido desde meu tempo de criança. De imaginar que ninguém consegue se safar dessa pressão chatíssima de patrulhamento dos corpos. Mesmo o corpo estando lindão, completamente dentro do que precisamos dele.

Mais uma régua em que não caibo, talvez uma das mais antigas da minha coleção.

* 11351327_1457045754607564_5642394097373800822_nDeborah Sá é uma biscate delicinha que só sabe querer de tudo, com todas as coberturas, com todas as sensações e com todos os sabores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “Das réguas de que não preciso

  1. Olha, eu fui chamada de gorda a minha vida inteira, não estou muito acima do peso mas estou. Eu realmente gosto do meu corpo mas tenho vergonha de assumir que acho ele bonito do jeito q é pq ele não é padrão. Eu amei saber desta experiencia e isso me da inspiraçao pra continuar gostando de mim mesma.
    Vc é foda, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *