Um Final Tranquilo

Por Mariana Varella, Biscate Convidada

Uma amiga terminou um relacionamento afetivo meio casual que já durava um tempo. Perguntei: “O que houve?”

Com a maior calma do mundo, ela me respondeu: “Eu me apaixonei por ele e ele queria outra coisa, então decidi que era melhor me afastar. Tô triste, mas tô bem”.

Uau! Nenhuma frase questionando seu valor, nenhuma tentativa de justificar a falta de envolvimento dele, zero manifestação de vontade de mudar o cara ou a situação.

Fiquei pensando no motivo da minha supresa. Não precisei ir longe: mulheres aprendem a avaliar seu valor com base na atenção e nos olhares masculinos que despertam ou deixam de despertar.

Somos criadas para sermos maternais, bondosas e compreensivas com homens que presumidamente não sabem externar sentimentos e precisam de acolhimento, a insistir e não desistir dos relacionamentos (não apenas amorosos, diga-se), por mais capengas que estejam.

Assim, uma suposta rejeição não é apenas dolorida, é sinal de que fizemos algo errado, de que não fomos ou somos boas o suficiente (não à toa, há quem saiba explorar isso com maestria).

Ver uma mulher incrível viver um término de relacionamento com tristeza, mas sem duvidar de si, colocando limites e compreendendo que tem relação que não rola e que não há motivos para romantizar desamor nem para valorizar a persistência que só serve para abalar a autoestima é maravilhoso. E, acreditem, era coisa rara até bem pouco tempo atrás.Fico muito contente em notar que cada vez mais mulheres estão compreendendo que tem hora que é preciso bancar a Elsa de “Frozen” e mandar um “Let it go”.

Assim, sem grandes implicações.

FotoMarianaMariana é formada em Ciências Sociais. Trabalha como jornalista da área de saúde, com foco em saúde da mulher. Editora do site Drauzio Varella e escritora do blog Chorumelas, é ativista feminista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “Um Final Tranquilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *