Comprar ou alugar um carro para trabalhar de Uber? O que é melhor?

Se você está considerando tornar-se um motorista de Uber e ainda não possui um carro, o aluguel de carros para Uber, logo será confrontado com a questão de se você deve comprar, alugar um carro para o trabalho.

  • Qual opção é a melhor?
  • Qual opção possui o melhor valor?
  • Qual opção devo escolher?

Neste posto, vamos facilitar saber qual opção escolher, delineando as opções mais importantes que você precisa saber. Vamos direto ao assunto.

Limitações ao Aluguel e Comprar

Antes de assinar um contrato de aluguel, locação ou financiamento de um veículo para a condução de app, certifique-se de que o contrato lhe permite utilizar o veículo para fins comerciais.

Os contratos padrão de aluguel e financiamento normalmente não permitem nenhuma atividade comercial, tire suas dúvidas diretamente no portal Motoristasdeaplicativos.com.br, portanto, é incrivelmente importante ter certeza de que você pode usar o veículo para esses fins. Tenha em mente que mesmo que você contraia um empréstimo para comprar um carro, você ainda precisará ler as letras pequenas.

Como as restrições aplicadas aos veículos alugados, a maioria dos empréstimos padrão de automóveis de consumo não permite que os veículos sejam usados na condução de atividades comerciais.  Até que você pague o empréstimo na totalidade, você provavelmente ficará restrito ao que pode e não pode fazer com o veículo.

Se você quer estudar enquanto isso, veja aqui os melhores cursos da FGV.

A boa notícia, no entanto, é que surgiram recentemente muitas novas empresas que atendem especificamente ao mercado de aplicativo. Empresas cujo modelo de negócios está centrado no aluguel de carros para motoristas de corrida, assim bem como bancos que oferecem empréstimos especiais, também estão entrando na ação.

Alguns destes bancos oferecem empréstimos para carros comerciais que permitem que você use seu carro para qualquer finalidade comercial que deseje. Isso significa que você não só poderia dirigir um carro financiado através de um desses bancos para Uber, como também poderia alugá-lo a outros para dirigir para Uber.

Qual é o método mais caro?

Depois de examinarmos as opções e de esmagar os números, concluímos que você paga aproximadamente o mesmo, não importa qual método você escolha. A maior diferença é se você está pagando o preço total agora mesmo, ou mais tarde, como uma despesa recorrente.

Se você alugar um veículo, o preço total do veículo é uma despesa corrente que você pagará a cada semana ou mês.  Seus custos semanais e mensais serão muito mais altos do que seriam se você comprasse um veículo, mas estas despesas também não mudam e são super simples.

Por outro lado, se você comprar um veículo, uma grande parte das despesas totais do carro é adiada até o dia em que você decidir vendê-lo.  É aí que a despesa total de depreciação acumulada em seu veículo será devida.

Quando você compra um veículo e ganha dinheiro com ele, você está essencialmente contraindo um “empréstimo de depreciação” contra seu carro que terá um grande pagamento que vencerá no dia em que você vender o carro.

Antes que esse tempo chegue, você poderá viver do dinheiro que ganha, mas pagará muito dele de volta na forma de ter um carro menos valioso quando chegar a hora de vendê-lo ou trocá-lo por um carro novo.

Isto significa que no dia em que você vender seu carro, receberá uma boa quantia a menos por ele do que receberia se não o tivesse usado para a condução de veículos de passeio.  É aí que a despesa de depreciação do carro se torna bastante tangível.