A espera por um novo concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o cargo de agente administrativo tem sido longa, já que o último certame para essa função ocorreu em 2014, resultando em uma década sem edital para nível médio.
A expectativa dos concurseiros é alta para a possível divulgação de um novo concurso para agente administrativo da PRF. Entretanto, mesmo com solicitações de autorização para a realização do certame, a carreira ainda não recebeu novas vagas.
No último edital, foram oferecidas 216 vagas para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, distribuídas em diversas regionais.
Detalhes do Cargo de Agente Administrativo da PRF:
- Requisito: Diploma de conclusão de curso de nível médio, devidamente registrado por instituição reconhecida pelo MEC.
- Atribuições: Executar atividades administrativas de nível intermediário, relacionadas às competências legais da PRF, prestando apoio técnico administrativo à área finalística da instituição.
- Remuneração: R$5.831,31, composta pelo vencimento básico, gratificação de 100 pontos, reajuste de 9% e auxílio-alimentação de R$658.
O último concurso foi organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
Vagas do Último Concurso de Nível Médio da PRF:
Apesar de ter oferecido apenas 216 vagas, foram nomeados 477 aprovados durante o prazo de validade do concurso, de acordo com levantamento realizado pela Folha Dirigida em parceria com Qconcursos.
O estado que mais realizou convocações foi o Rio Grande do Sul, com 53 nomeações, seguido por Santa Catarina, com 42, e Minas Gerais, com 30. Para o próximo certame, espera-se um número significativo de chamadas.
Etapas do Concurso da PRF para Agente Administrativo:
O processo seletivo consistiu em duas etapas:
- Prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- 24 questões de Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico.
- 36 questões de Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Administração, Noções de Arquivologia, Noções de Informática, Legislação Relativa à PRF.
- Investigação social, também de caráter eliminatório.
Para ser aprovado na primeira etapa, o candidato precisava alcançar, no mínimo, 30% do total de pontos da prova objetiva, ou seja, 27 pontos. Cada questão da parte Específica valia 1,5 ponto, enquanto na parte de Conhecimentos Básicos, as questões de Língua Portuguesa contabilizavam 2 pontos, e as demais disciplinas, 1 ponto.