Inacreditável: 3 vezes em que o Big Brother Brasil quebrou recordes da TV

No ano passado, o Big Brother Brasil 22 foi assistido por ao menos 155 milhões de pessoas, somadas as audiências da TV Globo e Multishow (o Globoplay não foi contabilizado).

Além disso, a votação BBB 2023 acumulou cerca de 2 bilhões de votos online, agregando todos os paredões e a grande final.

De acordo com o Painel Nacional de Televisão (PNT), o reality show foi, de longe, o programa mais assistido do país em todo o ano de 2022, alcançando até 51% de participação nas grandes metrópoles. 

Em outras palavras, metade de todos os televisores de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte sintonizaram um mesmo episódio do BBB, simultaneamente, como a finalíssima.

E não para por aí: a edição 22 experimentou um crescimento de 61% no volume de contas logadas no Globoplay quando comparado com o mesmo período da edição passada. A expectativa é de outro aumento exponencial para o BBB 2023.

Hoje, o programa é disparado o mais assistido no serviço de streaming da Globo entre janeiro e abril – justamente quando há o confinamento. Houve um crescimento de 46% em consumo de horas e de 187% no total de usuários logados que assistem o reality.

Alcance do BBB nas redes sociais

Para efeito de comparação, segundo dados obtidos pela Kantar KSTR, o BBB 22 gerou um enorme engajamento nas redes sociais. Em seu primeiro mês no ar, 88% de todas as conversas sobre conteúdo de TV (aberta, paga ou streaming) foram sobre o Big Brother.

Sem dúvida, um recorde absoluto quando analisamos os números: 123,4 milhões de tweets em cem dias. Apenas o apresentador Tadeu Schmidt ficou 184 horas nos trending topics do Brasil e 143 horas nos trending topics Mundo.

Os recordes não param por aí: dados da ComScore mostram que o BBB 22 alcançou uma audiência de 32 milhões de pessoas no Twitter, Facebook e Instagram somados, cujos conteúdos foram vistos mais de 200 milhões de vezes entre 17 de janeiro e 18 de abril.

Espera-se que esse número seja batido por uma margem de 20% ou mais no BBB 23.

Abaixo, separamos outras ocasiões em que o Big Brother Brasil quebrou recordes na TV e na internet. Confira!

  1. Maior audiência de reality do mundo: 59 pontos no Ibope (BBB1). Para efeito de comparação, as novelas das nove – a nata do horário nobre, – de hoje raramente alcançam 40 pontos de audiência;
  2. Maior números de votos online de um programa ou reality show no mundo: 1,5 bilhão, no paredão formado por Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez;
  3. Prova de resistência de reality mais longa do mundo: Ana Clara Lima, no BBB 18, que ficou nada mais, nada menos que 42 horas e 58 minutos competindo até ser declarada a vencedora.

Curiosidades e recordes do jogo

  1. Participante mais vezes emparedado: Babu Santana, 10 vezes, no BBB 20;
  2. Mais vezes vencedor da prova do líder: Cadu Parga, 5 vezes, no BBB 10;
  3. Mais vezes anjo: Dhomini Ferreira, 5 vezes, BBB 3;
  4. Mais vezes atendeu o “Big Fone”: Francine Piaia, 4 vezes, no BBB 9;
  5. Mais vezes no “Castigo do Monstro”: Eliezer do Carmo, 5 vezes, BBB 22;
  6. Mais vezes com o “Poder do Não”: Emilly Araújo, 3 vezes, no BBB 17;
  7. Mais vezes vetado pelo “Poder do Não”: Nasser Rodrigues , 5 vezes, no BBB 13;
  8. Mais vezes salvo(a) pelo “Bate e Volta”: Felipe Prior, 2 vezes, no BBB 20;
  9. Mais vezes no VIP (Tá Com Tudo): Carolina Peixinho, 14 vezes, no BBB 19;
  10. Mais vezes na Xepa (Tá Com Nada): Eliezer do Carmo, 14 vezes, no BBB 22;
  11. Vencedor(a) mais velho(a): Marcelo Dourado, 37 anos, no BBB 10;
  12. Vencedor(a) mais novo(a): Munik Nunes, 19 anos, no BBB 16;
  13. Vencedor(a) com maior percentual: Fael Cordeiro, 92%, no BBB 12;
  14. Vencedor(a) com menor percentual: Maximiliano Porto, 34,85%, no BBB 9;
  15. Finalista menos vezes emparedado(a): André Carvalho, 0 vezes, no BBB 1.
  16. Mais dias sem ir ao Paredão: Camilla de Lucas, 90 dias, no BBB 21;
  17. Mais dias sem receber voto para o paredão: Gabi Martins, 73 dias , no BBB 20;
  18. Mais votado para o Paredão em uma mesma edição: Babu Santana, 42 votos, no BBB 20;
  19. Emparedado(a) mais votado: Pyong Lee, 10 votos, no BBB 20;
  20. Eliminado(a) com maior percentual: Karol Conká, 99,17%, no BBB 21;
  21. Eliminado(a) com menor percentual: Vinicius Póvoa , 3,73%, no BBB 19.

Recorde de patrocinadores

Até a área comercial do Big Brother Brasil bateu um recorde do setor audiovisual em sua última edição, ao reunir 11 patrocinadores oficiais e outras 30 marcas ao longo da atração – algo inédito mundo afora.

A nível local, com os intervalos comerciais das afiliadas regionais da TV Globo, o número de anunciantes bateu 1.300, com uma receita bruta 67% superior às edições anteriores.

Tudo isso graças a um público fiel, que se movimenta aos milhões para participar dos paredões. Com a chegada da nova temporada, saiba como saiba como votar no BBB 23 e não deixe de interagir nas votações!